Guarabira sedia o II Seminário “O que você tem haver com a corrupção?”
por Juka Martins
Durante o evento, várias autoridades a nível nacional estiveram ministrando palestras ligadas ao tema, como o guarabirense Rodrigo Paiva, Auditor da CGU (Controladoria Geral da União) e Dulciran Farena, Procurador da República. Também estiveram participando do evento, políticos como Beto Meireles (vereador de Guarabira), Lucas Porpino (presidente da Câmara de Guarabira), Ronaldinho (vereador de Pirpirituba), Josilda (presidente da Câmara de Araçagi), Edilson (presidente da Câmara de Pilões), Márcia Mousinho prefeita de Sertãzinho), José Martins (presidente da câmara de Mari), Antonio Freitas (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira), entre outras autoridades. Vários alunos do Colégio Geo de Guarabira, também estiveram presentes.
Em entrevista ao Portalmidia.net, Dr. Marinho Mendes disse que o objetivo da campanha é massificar o conhecimento sobre corrupção e gerar nas pessoas o sentimento da revolta e da indignação contra o avanço à coisa pública. Dr. Marinho Mendes destacou ainda uma pesquisa que foi feita junto aos cidadãos comuns, perguntando o seguinte: se você tivesse oportunidade de ser um prefeito ou um governador, você faria a mesma coisa que eles fazem? De acordo com o promotor, 43% das respostas foi positiva, mostrando que, infelizmente, a corrupção já faz parte da cultura do brasileiro. E para que isso mude, é preciso que se haja uma conscientização, principalmente aos jovens, para que no futuro esse pensamento possa ser mudado.
O Procurador da República, Dulciram Farena, classificou o evento como bastante oportuno, pois o esclarecimento sobre a corrupção é de alta relevância para a sociedade, já que hoje em dia as pessoas tendem a naturalizar a questão. Ele destacou também a importância da aproximação da comunidade a debates como estes para que possa ter mais conhecimento da causa e ajudar os órgãos de fiscalização a coibir tal prática.
Nós também ouvimos o Dr. Rodrigo Paiva, da Controladoria Geral da União, que classificou a corrupção como um problema complexo, que tem raízes também culturais. Segundo ele, a educação é um dos principais meios de se coibir a prática da corrupção e que eventos como estes são processos educacionais que ajudam a conscientizar a população. Dr. Rodrigo lembrou que a corrupção não está ligada apenas aos políticos, mas também àquelas pessoas que, por exemplo, recebem os recursos do programa Bolsa Família, tendo condições financeiras que não necessitem recebê-los. Outro exemplo usado por ele, foi o daquelas pessoas que criticam a corrupção, mas costumam dar propinas ao guarda. Ele também concorda que esse é um problema cultural e que precisa ser combatido principalmente através da educação e da parceria entre os órgãos de fiscalização e a população.
um dos poucos prefeitos da região que estiveram participando do evento. Ela lamentou a pouca participação dos políticos, reconhecendo que são eles quem mais se destacam com os maiores percentuais de corrupção, mesmo quando muitos deles não são corruptos. Márcia parabenizou o Dr. Marinho Mendes pela realização do seminário e disse que quem dele participou, sem dúvidas saiu vendo as coisas de outra maneira e será mais um no combate à pratica da corrupção.
Por fim, nós também ouvimos o Promotor guarabirense, Dr. Alessandro, que esteve representando o Ministério Público, no lugar do Dr. Oswando Trigueiro, que não pôde comparecer ao evento. Assim como os demais entrevistados, Dr. Alessandro disse que é preciso conscientizar a população contra a prática da corrupção, através de meios transparentes e da própria legislação e acompanhamento regular dos poderes executivos e legislativos em todas as suas instância
s
s
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.