domingo, 28 de julho de 2013

VISITA DO PAPA

O papa Francisco está no Brasil realizando a sua primeira viagem, importante não só para o Brasil, mas para o mundo todo que acompanha apreensivo o que está acontecendo por aqui. O povo tem acompanhado pelo olhar vigilante da imprensa cada passo do papa e tem se emocionado bastante com os gestos e atitudes do pontífice.

Desde que foi eleito, o papa Francisco tem mostrado que a vida cristã é feito de gestos e atitudes que falam mais do que as palavras. O carro simples, o vidro aberto o papa móvel também aberto, a atenção às crianças, a simplicidade, são elementos que chamam a atenção de todos e causam admiração. É papa quebrando os protocolos.

Em Aparecida, após a missa, pede as palmas para a imagem de Aparecida e também as orações dos fiéis por ele, reconhecendo-se necessitado das orações. É que o papa carrega consigo as preocupações da igreja universal. Para além da religião, mas também como chefe de estado, esses gestos são realmente marcantes para a igreja e o mundo. A visita de um papa é manchete no mundo inteiro. Só a igreja católica mantem essa universalidade.

A jornada mundial da juventude está acontecendo e, independentemente do seu resultado, as lições do papa Francisco já devem ser seguidas. Com o seu nome muitas crianças já estão sendo batizadas, nome muito significativo que resgata um momento belíssimo da historia da igreja e que tem dimensão universal ainda hoje.

O povo cristão, a partir destas atitudes do papa, precisa ser mais simples, nos gestos, nos gastos e nas atitudes. Vivemos em uma sociedade que em nada valoriza o despojamento e a simplicidade, mas a riqueza. Na sua primeira fala em português diante das autoridades o papa citou uma fala de Pedro nos Atos dos Apóstolos: não trago ouro nem prata, mas Jesus Cristo, mostrando assim que ninguém é o centro da vida cristã, mas o próprio Cristo.

A igreja com suas estruturas precisa ser uma igreja mais simples, mais humilde, mais servidora, como o papa tem sinalizado e vivido. Quando o papa chama a atenção dos carros utilizados pelos padres que devem ser simples, ele dá o exemplo ao não aceitar os carros oficiais do estado. Quanto mais a igreja foi humilde mais evangélica será. A forma mais concreta de anunciar o reino de Deus é pelo exemplo assim fez Jesus. Dei o exemplo para que vocês façam a mesma coisa. (João 13).

Depois desta jornada se espera que a juventude presente não a tenha como um momento de festa e de lazer, mas como um momento de formação e de comprometimento com suas igrejas locais.

Depois de um evento dessa natureza se espera uma religião mais comprometida com a vida e mais respeito para com o próximo; mais emprego, mais educação, para a juventude ainda analfabeta e escrava do trabalho; mais atenção aos jovens presos e dependentes das drogas sem tratamento algum; um país mais humano e mais solidário e fraterno; um país que de fato olhe para os pobres como agentes de transformação da própria historia e não como meros portadores de esmolas.

Se o povo brasileiro está encantado com as atitudes do papa, que possam seguir o seu exemplo, seu modo de pensar e de agir.

Que os jovens da Jornada possam viver comprometidos com suas igrejas, sendo igreja, comprometidos com os demais jovens.


Por Padre Bosco Nascimento
Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos da PB
*Colunista do Blog Mari Fuxico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.