segunda-feira, 15 de julho de 2013

Procurador da República participa de seminário sobre corrupção em Bayeux; FOTOS



O “I Seminário: O que você tem a ver com a corrupção”, realizado em Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, na última sexta-feira (12), teve a participação do procurador da República, José Guilherme Ferraz, que ministrou a palestra “As Instituições Oficiais de Controle da Administração Pública e a Nova Lei de Acesso a Informação”. De acordo com Ferraz o evento proporciona a aproximação do Ministério Público com as entidades da sociedade, os cidadãos, os movimentos sociais e às instituições que exercem controle social.

“É um passo importantíssimo, pois precisamos aperfeiçoar toda estrutura de controle da administração pública. Queremos o cidadão como aliado, afinal quando o cidadão é informado, ou seja, sabe onde, como e do que reclamar, sempre com objetividade e responsabilidade, ele é mais eficaz. Essa mobilização tanto para os órgãos de controle social, como para o MP, proporciona a troca de ideias, esclarecendo a sociedade civil, como é o funcionamento das instâncias de controle público”, informou.

Para o procurador o País ainda está no início de um longo caminho. Ele acredita que o povo brasileiro ainda não tem uma grande conscientização política, pois só agora que as pessoas têm acordado para o poder que pode exercer, e não somente ficar passivamente aguardando para que na eleição depositar possa depositar um voto na urna. “Existem outras formas de participação, e nesse ponto, o povo brasileiro, ainda está em uma fase atrasada, ou seja, projetos de iniciativa popular, engajamento em movimentos sociais, a questão da fiscalização da máquina pública, a participação do cidadão em conselhos de controle social, que temos em nível municipal, tudo isso, são formas que o cidadão pode usar pra participar”, salientou.

O seminário teve como objetivo de disseminar conhecimentos que possam instrumentalizar a população e os membros da sociedade civil organizada a combater à corrupção no País. Durante todo o dia, palestras sobre o tema serão ministradas.

De acordo com o organizador do evento, promotor de Justiça, Marinho Mendes este seminário está dirigido para os conselhos, a exemplo dos tutelares e de direitos, mas sem excluir para a sociedade em geral. “Nós vamos falar sobre as consequências e os impactos que a corrupção causa na sociedade, ou seja, o atraso, a falta de investimento, os problemas de geração de emprego e renda e principalmente, os prejuízos na educação e saúde, que são os principais atingidos”, ressaltou o promotor.

Para o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho é necessário ter mais transparência no Brasil. “Estamos inseridos em uma cultura, no qual é normal a corrupção, nós banalizamos a moralidade neste País. Os únicos culpados, somos nós mesmos, que colocamos os políticos onde estão através do nosso voto. Hoje em dia, temos péssimas escolas e péssimos hospitais, o problema é que tem muita gente despreparada nas gestões do País”, afirmou o PGJ.

No período da manhã, as palestras focaram nas fraudes à licitação e nas instituições de controle da administração pública e a nova lei de acesso a informação. Ainda esta tarde, estão marcadas mais duas palestras: “Fundamentos Básicos Sobre Lavagem de Dinheiro, Indícios de Enriquecimento Ilícito - Casos famosos” e “Impacto da Corrupção Sobre o Desenvolvimento - Casos célebres - Números coletados”, esta última, com o promotor e coordenador da Campanha Nacional de Combate à Corrupção na Paraíba, Marinho Mendes Machado.

Estiveram presentes ao evento, além dos membros do Ministério Público, o prefeito de Bayeux, Expedito Pereira; o vereador do Município, José Eraldo Barbosa; a diretora do Fórum de Bayeux, Conceição Marsicano, além de autoridades e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.