domingo, 14 de setembro de 2014

POLÍCIA DO FATO CONSUMADO


Como Promotor de Justiça e Conselheiro Estadual dos Direitos Humanos, não suporto mais a malsinada atuação de uma polícia que cognominei de POLÍCIA DO FATO CONSUMADO, aquela que chega após o crime, muitas vezes viola o sítio criminoso, demonstrando um despreparo e às vezes má vontade para com a missão que desenvolve. Essa polícia é amiga dos fazem a MÍDIA BAGACEIRA e como já sabem das suas perguntas, já possuem respostas prontas e acabadas, exemplo: MORREU FOI? FOI; FOI DE BALA? FOI, FOI DROGA: FOI, ELE TINHA ENVOLVIEMNTO COM DROGA; FOI ACERTO DE CONTAS? FOI. Numa triste demonstração de irresponsabilidade e de um despreparo sorumbático, que faz calar fundo na alma daqueles que sonham com um estado pacifíco.
W tem mais, após muito estudar e acompanhar o fenômeno publicizado pelo governo, de que reduziu os crimes violentos letais intencionais – homicídios, me convenci  que quando a mortandade é estancada não é por obra da polícia não, pois ela é apenas do fato consumado, ela não sabe atacar as causas do crime e impedir que ele aconteça, é porque os próprios criminosos latentes dão um tempo, talvez aguardando a melhor oportunidade, só não é obra das polícias.
Uma Polícia do fato consumado, no caso a militar, apenas se dirige ao local e o comandante da viatura, cumpre o melancólico e deprimente ritual de prestar informações à MÍDIA BAGACEIRA, que também é vingativa e preconceituosa, informações chocantes e criminalizadoras, com essa mídia e essa polícia não tem boquinha não, todos são culpados, a vítima que morreu, a família e os que mataram se saem muito bem, mataram uma “alma sebosa” e por conta disto, as autorias dessas mortes não são apuradas. São centenas delas sem resposta alguma e isto incentiva os matadores das motos pretas, que estão convencidos de que jamais serão apanhados pela POLÍCIA DO FTO CONSUMADO.
A outra polícia, a civil ou judiciária e não é novidade dizer que esta se divide em duas, a dos delegados do secretário, que recebem mais de R$ 7.000,00 (sete mil reais) a mais do que os colegas que não são da casa, com gordas gratificações, mais de um carro lhes servindo, muitos desses automóveis sem adesivo do Estado e que anunciam com alardes operações sensacionais, convocam a mídia bagaceira e no final, após a filtragem, apresentam um revólver velho e algumas pedras de crack, como aconteceu numa operação anunciada como extraordinária, fora de série no Bairro de Mandacaru, o que demonstra a necessidade de mudanças também nos escalões subalternos da Secretaria de Segurança, agora já tratada por alguns, como da INSEGURANÇA, a qual contou até com helicóptero.mas aos olhos do chefe, justifica os privilégios, de forma, que as duas polícias judiciárias desestruturadas, com 33 delegacias fechadas e reduzido número de policiais, apenas baixam uma portaria instaurando o inquérito e pronto. Nenhuma investigação, nenhuma mesmo, nenhum agente vai ao local do crime, nenhum policial procura saber as razões daquele assassinato, em algumas situações, o matador tá bem ali, no local do delito, pois aposta que ninguém do povo que presenciou a cena macabra o indicará e que a polícia investigativa, não o aborrecerá, ninguém será chamado para depor e assim a violência vai aumentando.
Essas polícias são comandadas por homens que em quatro anos foram incapazes de gestar um projeto de governo de segurança pública, não um projeto de polícia puro e simples, mas um projeto dialogado com as demais secretarias e com o povo, onde um projeto “guarda chuva” abrigaria dezenas de outros, que somados, atacariam a miséria, a exclusão social, a vulnerabilidade de jovens em núcleos residenciais sujeitos à droga, oferecendo primeiro emprego, cursos para as mulheres, fornecimento de faculdades, enfim, fechando até mesmo os terrenos baldios dessas zonas violentas e aí sim, teríamos o que apresentar de verdade, todavia, o homem que faria isto, seria um homem simples, com liderança, que pudesse ir aos bairros e de forma honesta, sem realizar o discurso de que tudo está perfeito, mas esses homens não apareceram e nem fizeram acontecer, deixando o governo numa situação complicada frente à opinião pública.

Não entendemos nunca e cremos que nenhum cidadão entenderá, como um Governador aceita em seu governo alguém que sugere fechar 33 delegacias, esse é inimigo declarado da governabilidade, é cristalino o desejo de colocar o governo em “saia justa”, alguém que baixa uma portaria dizendo que tais e tais delegacias só podem instaurar procedimento policial para apurar crimes contra o patrimônio que estejam acima da casa dos R$ 20.000,00 (vinte mil reais), de forma governador, que sem a exoneração dessas pessoas que só acabam com o seu governo, permaneceremos tendo a POLÍCIA DO FATO CONSUMADO, sem falar num secretário que indica torturadores notórios para o senhor nomear em cargos de confiança. Abra o olho, eles querem afundar o seu governo, nem um inimigo de sangue comete atrocidades como essas contra um governo onde serve e possui polpudas gratificações e privilégios de cargos de 1º escalão. Se o senhor vier a deixar o cargo, sabe o que eles vão fazer? Vão dar gargalhadas do senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.