domingo, 18 de novembro de 2012


      CEDHPB NA IMPRENSA






Comissão que investigou prisão de conselheiros de Direitos Humanos divulga resultado

As informações serão repassadas durante entrevista coletiva marcada para acontecer as 16h na sede da Ouvidoria da Polícia Civil, na Rua Tabajaras, 847, no Centro de João Pessoa
Justiça | Em 18/11/12 às 13h16, atualizado em 18/11/12 às 13h20 | Por Redação, com Ascom
Divulgação CEDH-PB
Presídio PB1
A Comissão Intersetorial formada para investigar as prisões dos conselheiros dos direitos humanos no último dia 28 de agosto no presídio de segurança máxima PB1 durante fiscalização estará divulgando na tarde desta segunda-feira (19) o resultado dos trabalhos.

As informações serão repassadas durante entrevista coletiva marcada para acontecer as 16h na sede da Ouvidoria da Polícia Civil, na Rua Tabajaras, 847, no Centro de João Pessoa.

Além do resultado das investigações, os membros do Conselho de Direitos Humanos do Estado (CEDHPB) estará pedindo providências para o caso.

Os conselheiros estaduais presos durante a fiscalização do último dia 28 de agosto foram Pe João Bosco Francisco do Nascimento, Guiany Mendonça, Nazaré Zenaide e Lídia e Socorro Praxedes. Eles realizavam uma fiscalização de constatação de denúncias de maus-tratos que estavam ocorrendo no Presídio PB1, quando repassaram uma câmera fotográfica para que um preso fotografasse um local inacessível, o qual contava com cerca de oitenta presos amontoados, sem banheiro, fétido e insalubre, momento em que foram violentamente abordados por Agentes Penitenciários e foram presos por ordem do Diretor do Presídio, Major Sérgio Fonseca.

O episódio repercutiu na Imprensa brasileira e estrangeira e várias representações criminais foram dirigidas à Procuradoria da República, Ministério Público Estadual, Justiça Estadual e Federal, Secretários da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Secretaria nacional de Direitos Humanos e Tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.