domingo, 30 de novembro de 2014

PRESIDENTE DUTRA, ISTO, AQUILO O OUTRO

COSTUMES DA DUTRA DE ANTIGAMENTE

Só morria com vela na mão

Um dos costumes do nosso povo era assistir o enfermo até a hora da sua morte e não podia descuidar da vela. Acho que algumas pessoas foram até incitadas e ajudadas a morrer, pois quando o doente estava ruim, a vela já ficava em sua mão de forma permanente e quando lá na Dutra se queria dizer que fulano estava em estado grave de saúde, era só dizer: “Está só arquejando com a vela na mão”, como já faz um bom tempo que não visitei a minha terra, gostaria de saber dos meus poucos mas seletos leitores, dentre eles Ademhar Moitinho, Raimundo Rios. Dora Machado, Allan e Raffa Alecrim se aí ainda se morre de vela na mão.

Levar as pessoas para fazerem refeições

Outro costume que demonstrava a bondade e hospitalidade do nosso povo ocorria principalmente nos dias de domingo, que eram os dias da feira livre da Dutra. Nossos conterrâneos se encontravam com amigos e conhecidos da zona rural e até de outras comunas e os convidavam para virem às suas casas, onde as visitas comiam até se fartar, o prato sempre servido era feijão, arroz e uma boa carne de bode, sendo que o convidado era bem tratado e só saia dali após tomar um gostoso café. Será que esse costume permanece, ou a modernidade também o varreu.

Uso do carote

O carote na verdade é um pequeno barril de madeira, aqui na Paraíba já os vi e é muito usado, mas feitos de borracha e recebem o nome de Ancoreta, existe até um bar aqui na capital chamado de Ancoreta, tenho dois amigos, um é é garçom e o outro é genro do proprietário. Lá é todo decorado com ancoretas e objetos antigos e fica no Jardim Luna, num alto e de lá se avista as praias do Bessa, Manaíra e Tambaú, alem dos bairros de mesmo nome. Então a água era buscada em caldeirões de pedras e cacimbas longe da Dutra e era transportada em carotes no lombo de um jumento. Os carotes possuíam uma alça e eram dependurados na cangalha do jegue, que transportavam até quatro carotes. Cada carote possuía uma capacidade em torno de 20 litros do preciosos líquido. Fui muito com o meu pai no Sapecado pegar água de carote.
Também vi uns restaurantes lindos na Feira de São Cristovão no Rio de Janeiro, cuja decoração era com cangalhas, réplicas perfeitas de jumentos, muitas celas e algumas ancoretas, achei-os simplesmente belos, pois gosto muito de artesanato e peças antigas, tenho algumas.

Uso da bruaca

Bruaca é um equipamento ou acessório muito utilizada no sertão da Bahia para condução de cereais, a exemplo de farinha de mandioca, feijão, arroz e todo tipo de grãos e mercadorias.
A bruaca é feita de couro de boi seco, sem curtir e artesanalmente, é um objeto lindo e pretendo trazer uma da Dutra para decoração, creio que ainda existam bruaqueiros por lá e o melhor artífice de bruaca foi o meu Tio Zuzinha Mendes, era um artesão de mão cheia no fabrico da bruaca, as quais erams transportadas nos lombos de animais.

Uso da Cabaça

A cabaça é uma fruta da família das cucurbitáceas e tem a forma de uma pêra, a qual após secar era limpa, com retirada dos seus amargos caroços e era muito utilizada pelos agricultores para levar a água de beber para a roça, sítios e fazendas.
Amarrava-se uma corda no pescoço da cabaça e dependurava-a no cabo da própria enxada que era levada pelo trabalhador no ombro e colocada debaixo de uma sombra, a água ficava friinha e descia muito bem. Quem não tinha sua cabaça passava muita sede e ficava pedindo a água dos outros que davam, mas davam reclamando.

Uso do Urinol

O urinol é uma vaso de louça, de ferro e de plástico , que serve para deposição de urina ou fezes; também é chamado de bispote.
Chul e penico e era muito utilizado na Dutra daqueles tempos. Um dos acessórios de toda casa era um bom e bonito urinol branco de louça e no seu exterior havia uma asa para se segurar. Seu local era debaixo das camas e muita gente aí mijou e cagou dentro do quarto e dentro do pinico que após a satisfação das necessidades, era recolocado debaixo da cama e só ao amanhecer, a esposa o pegava e atirava o mijo ou as bostas no fundo do quintal.
Era um tempo que não existiam banheiros na cidade, tudo era feito a céu aberto, dentro dos matos, os mais velhos dizem que uma cagada a céu aberto e debaixo de uma sombra, é um dos atos mais deliciosos da vida.
Eu tenho certeza que na casa da avó de Moitinho tinha um urinol, comprado no Armazém Paraíba de Irecê e na casa de Raimundo tinha também, este cheguei a ver, era um brancão que Emídão adorava exibir.

Piquenique

Os piqueniques realizados  eram geralmente organizados por estudantes e os destinos eram: Água Quente, no município de Central, o Tanque de Uibaí e Hidrolandia.
Recordo-me com muitas saudades de um organizado pelo Professor Hoel Carneiro (um dos melhores mestres de todos os tempos). Fomos para Água Quente, levei pão e uma farofa de ovos e uns pedaços de galinha. Fomos no Chevrolet velho do finado Lázaro, um dos homens que mais gostava na minha terra, porque ele amava as crianças e me chamava de Vôvo, pois segundo ele, eu tinha a aparência do meu bisavô Berto.
Tudo foi muito bom, algumas meninas ousaram usar biquínis e a maioria tomou banho de short e blusa mesmo, porém, no retorno perdi um pé do meu kichut, o que muito me entristeceu, pois ele foi o primeiro sapato que calcei e foi comprado pelo meu pai no meio da feira da Dutra numa promoção, pois um dos sapatos kichuts tinha um rasgão e o pior, o que perdi foi exatamente o bom. É que a carroceria do Chevrolet velho de Lázaro tava muito esburacada, muitas tábuas quebradas e o meu kichut foi por um daqueles enormes buracos. Mas foi bom.

MEUAS ABRAÇOS DE HOJE VÃO PARA:


Raimundo Rios, Tixa, Nias, Raulão de Gaspar, Cuscuz, Gi e Zé Velho, Chico Gago, Neuraci de Antonio Pequeno, minhas primas Nilzete e Maria, Raul, João e Osmar da minha Tia Ana (em memória), Pedrinho e Joãozinho da minha prima Helena, Asdir Porto, DRs, Ivan Machado e Aderlan Carvalho, Ratinho, Osnivan, Elivaldo (gente fina e estudioso), Soló, Simeão, Bezinha de Soló, Nuze e Célia de Quilôr, Sebastião do Velho Alfredo e Glorona sua esposa, Jason de João Miranda, Pedrão de Chicão, Ferreti, Rita de Brasiliça (minha colega de turma no Antonio Carlos Magalhães), Maria Núcia sempre bela, elegante e muito legal, Moitinho (o equilibrista de bicicleta, andava de costas na sua bike), Pedro Oliveira, Tanda, Ivonete Oliveira, Flávio, Caiano e Maria Amélia, Netão de Adonias, amigo inseparável do meu primo Odair de Cassimira, Helenívio, Rosalia, João e Raulão de Cassimiro, Vilma de João de Venera, Zoroélio, Lourdes e Virgínia de Zé Grande, Evilázio,  Zé e Wilson de Tiotista, Lelé (em memória), Compadre Leandro de Mané dos Santos, Domingão e Cira, enfim para todo esse povo bom e humilde do meu laborioso torrão querido, Para Neuzangela e Ingrid de Campo Formoso (Campo Formoso próximo de Bonfim) Alan e Júnior Dourados, advogados em Salvador (ex-alunos meus na Estadual da Paraíba), Dr. Perilo Lucena, magistrado exemplo e que tem me ensinado muito, Para Bega, Monaldo Godoy e Tenente Robson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.