quinta-feira, 3 de maio de 2012

O QUE PRESIDENTE DUTRA NECESSITA


Meus caros presidentinos, já disse que prefiro assim, pois foi Pedro Sarninha quem inventou este termo, deve ter lido no Dicionário Aulete, em cujo bojo encontramos a descrição: “(pre.si.den.ti.no), sm. 1. Indivíduo nascido ou que vive em Presidente Vargas (MA). 2. De Presidente Vargas; típico dessa cidade ou de seu povo”, meus sinceros boa sorte, essa cidade precisa muito de felicidade, ela já sofreu demais nas mãos de maus administradores, creio que desde o seu nascimento ela  e seus habitantes são vítimas de pessoas que não poderiam jamais ser cunhadas de prefeito, de gestor, de alcaide, de condutor dos destinos de um povo.
                                   E o que Presidente Dutra necessita é primeiramente de amor, de entendimento, de solidariedade e do mais agudo respeito, para ela e para seus caríssimos nativos. Sei que em ano de eleição as pessoas perdem todos os freios e contrapesos e numa encenação dantesca, do mais chulo, bufa e tristonho teatro de opereta, voltam aos tempos do apocalipse, ou seja, cem anos depois da morte de Jesus e como descrito por João, se transformam em leões sem razão e raciocínio, em bois dominados pela cordinha amarrada na argola que trespassa a venta, em homens opressores dos seus próprios chegados e daqueles em cujas veias correm também o seu sangue, tornando-se desafetos com ofensas amesquianhadoras a quem a faz e a quem as recebe, já que liliputiana é a infeliz iniciativa de agredir por uma paixão insana e vergonhosa, cujo resultado que temos visto  até hoje, é o mais vil, tocante e vergonhoso atraso da comuna, e que nessa eleição, minhas irmãs e meus irmãos presidentinos, não sejam bois e não corram em passeatas, em carreatas e outros atas, atrás de pessoas cujo desiderato maior é o pessoal, é o familiar, já que míope de propostas, de projetos, de idéias para melhoria da qualidade de vida do seu povo, afunda a cada quatro anos o nosso sonho, o idealismo de ver Presidente Dutra no cenário das cidades respeitadas da Bahia.
                                   O que Presidente Dutra necessita, em termos de infra-estrutura e qualidade de vida é: esgotamento sanitário com lagoas de tratamento, conservação do antigo Açude, das Lagoa de Manoel Ferreira e a Lagoa da Rua Grande, com execução de um projeto com calçadões para realização de caminhada, construção de quiosques e playground em redor desses lagos que são a identidade da própria cidade. Essas fontes de água mataram a sede dos primeiros habitantes, serviram para cozinhar suas comidas, lavar suas roupas e saciar também a sede dos seus animais, então, nada mais justo do que saldar essa dívida com a mãe natureza que geme em dores de parto, revitalizando esses lagos, agora com calçadões, quiosques, jardins e brinquedos infantis, já tô ajudando pensar um pouco no terceiro setor, o indispensável turismo.
                                   Sim, mas o que Presidente Dutra necessita senhoras e senhores não é de ódio, de divisão do seu povo, chega de tamanha agressão ao próprio criador que dizemos amar, ela precisa de um programa de geração de emprego e renda, ela necessita da CASA DA PINHA, com a prefeitura financiando produtores e compradores da fruta do conde, é, seria a criação do Banco do Povo Presidentino, para emprestar dinheiro a essas pessoas que se estabeleceriam como pequenos empresários na casa da pinha, já que senhoras e senhores conterrâneos, a pinha dar suco, vitamina, doce, picolé, sorvete, bolo, licor e outras iguarias, basta chamar o SEBRAE que ele capacita esses pequenos ou micros empresários.
                                   Chega de correr atrás de obtusos e aventureiros, já que urgentemente Presidente Dutra necessita de uma política agrícola, com irrigação por gravidade, gotejamento, canos, pivôs e outras tecnologias, com inovação também em outras culturas de época, as quais poderão continuar gerando renda após a safra do milho, do feijão e da mamona, que deverão também ser incentivadas com orientação técnica, gratuidade no corte da terra, distribuição de sementes e outras políticas públicas, a exemplo da compra da safra produzida pelos agricultores locais e distribuídas com a própria população carente.
                                   Mas precisamos de políticas públicas onde sejam criados espaços, como ginásios, estádios, quadras poliesportivas, teatros, anfiteatros, onde a juventude presidentina possa aprender todos os tipos de esportes, música, tocar instrumentos, dança, folclore e tenho certeza, salvaríamos muitos dos nossos que tem morrido vítimas do alcoolismo e da droga, simplesmente por falta dessas políticas públicas.
                                   Já que em conhecimento Presidente Dutra se destaca, porque não investir numa educação revolucionária, com projetos segundo tempo, onde o estudante estudaria normalmente num turno e no outro teria reforço, além do aprendizado de cultura e esportes. Mas será que as pessoas que vocês vão ocorrer atrás, num triste espetáculo retardatário e obsoleto entendem disto ai, ou só pensam nos bons restaurantes de Salvador. Será que essas pessoas que vocês como bois correrão atrás e brigarão por eles com seus vizinhos, seus irmãos, seus parentes são daqueles que andam com o talão de cheques da prefeitura no bolso, guardam os veículos da edilidade em suas casas e ainda prometem nomear, numa infame e criminosa enganação àqueles despossuídos de consciência? Se for assim, de nada servirão meus simples escritos.
                                   E a saúde, esta dedicarei um capítulo à parte, pois se a saúde daí ainda for uma ambulância desequipada transportando nossos irmãos para Irecê e Xiquexique, numa extremada violência e ataque à cidadania do próximo, então de nada valerão minhas mal traçadas linhas, e sem dúvida alguma, como diziam os antigos do lugar: É VERO, TUDO CONTINUA COMO NO TEMPO DE APOCALIPSE, AINDA SOMOS LEÕES, AINDA SOMOS DÓCEIS E OBEDIENTES BOIS SEM RACIOCÍNIO e tome atraso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.