sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Jacaraú Tô Vendo, Ninguém Me Diz - III

No Direito Romano "PEREGRINO" significava aquele que é estrangeiro, aquele que é de fora, e portanto, os peregrinos eram considerados pessoas de 2ª Classe , não tinham os mesmos direitos do Cidadão Romano. Jesus ao entrar em Jerusalém era considerado um peregrino, pois ele era do Reino do Sul, a parte pobre de Israel, ele era do Reino de Canaã, já que naquela época, Israel era dividido em dois reinos, o Reino do Norte, cuja capital era jerusalém e o Reino do Sul, cuja capital era Samaria, de forma que Jesus era um estranho entre os nativos de Jerusalém.
Mas jesus veio para mostrar que todos nós somos cosmopolitas, ou seja, somos cidadãos do mundo e em qualquer lugar ou espaço que habitarmos neste planetão de Deus, devemos ter os mesmos direitos, sob pena de estramos cometendo um preconceito, um crime denominado de Xenofobia, uma forma de exclusão do outro não mais aceita nos nossos tempos pós-modernos, o qual chamamos como já dito de "xeno" (estrangeiro) e "fobia" (temor), esse preconceito com o estranho, com o de fora, com o chegante, hodiernamente é abominável e inaceitável.
E é agudamene importante a presença dos peregrinos no meio dos nativos, pois eles trazem novas visões, novos olhares, novos costumes, novas observações do sentir societário, e esses olhares diferentes dos olhares dos nativos, permitem um crescimento em todos os campos da comuna, desde o campo cultural até mesmo á forma de construir uma morada e também tornar aceitável aquilo que no senso comum da urbe era pecaminoso, errado, visto como algo menor, o peregrino auxilia na mudança de visão global das coisas interessantes ao povo, sem retirar a sua identidade e sem perder a própria, seus olhos captam aquilo que foge à observação dos nascidos na terra.
Como peregrino, mas estrangeiro de primeira classe, vislumbro que Jacaraú se arremessa, se impulsiona para o progresso, são vários pontos comerciais surgindo do nada na nossa cidade, as ruas principais, a exemplo da Presdienete João Pessoa é um movimento só, parece cidade de médio porte, são pessoas que vem, que vão, que chegam, uns compram, outros vendem, outros entregam, outros realizam operações bancárias, é a cidade praticando atos de comércio, atos sociais, atos culturais, se relacionando em todos os campos que nela pululam como a dizer, nós lhe tornaremos Jacaraú, a principal cidade da região.
Eu estou vendo e ninguém me diz, movimentos culturais, pois os artistas da terra passaram a ter espaço, a serem conhecidos e reconhecidos, projetos sociais, os nossos idosos, crianças e jovens agoram sabem o que é autoestima e colocam este sentimento bem alto, nos dias de pagamento, dar gosto ver como são tratados os aposentados, já que são recebidos com carinho na porta do banco, se alimentam, cortam cabelos, unhas, verificam suas pressões arteriais, enfim, são vistos como gente e não como rebutalhos humanos, restos inservíveis como eram bem há pouquinho tempo.
Eu tô vendo ninguém me diz, que um Ginásio ganha corpo no Distrito do Timbó, que uma escola de primeira linha foi entregue inteiramente reformada no Sítio Salvador de Baixo, que as estradas, mesmo com período chuvoso intenso estão transitáveis, que calçamentos estarão sendo iniciados nos Sítios Olhos D'água e Macedo, que o Posto de Saúde inteiramente reformado foi entregue a uma população carente e que merece somente respeito de todos nós e vejo com o coração emocionado, em festa e os olhos marejados, que o Alto do Cruzeiro não é mais uma favela, é uma artéria dotada de infraestrutura, notadamente o calçamento que afugentou pessoas de má-fama do local.
Jacaraú tô vendo, ninguém me diz, as pessoas participando ativamente de todos os eventos, os moradores doaram mais de mil presentes para o dia das crianças, os habitantes participam da exibição de filmes, na comemoração da semana da pátria foi uma maravilha, o 2º ENCOBAND deixou pessoas felizes e muitas com o coração em sobressalto de tanta emoção, aos invejosos, aos medíocres e aos fracassados que nada fazem, o encontro de bandas quase que fulmina o orgão bombeador de sangue, pois quase morreram de infarto, a inveja é algo que mata quem sente e faz viver os que são alvos das suas mágoas, dos seus sofrimentos recalcados, encobertos, encubados, só eles os cobiçadores da felicidade alheia não sabem que morrem um pouquinho à cada dia e isto eu vejo, ninguém me diz.
Vejo e ninguém me diz, uma juventude que pode mudar muito mais esta cidade, são universitários, atletas, artistas, modelos, sonhadores, idealistas, são eles que elevam o nome da cidade nas quadrilhas juninas, no futebol, na beleza, nos estudos e agora na banda de música, fico orgulhoso senhores, e ainda quero ver: A Casa da Cultura, o Espaço de Convivência, a Casa da Castanha, o Festival do Fim de Ano, O Ginásio do Bairro São José, a Rodoviária, o Estádio concluído, quero ver sim, com esses olhos que a terra haverá de comer, mas sinceramente, não quero ver invejosos morrendo de colapso cardíaco, e se eles continuarem remando contra o óbvio, infelizmente, isto vai
ocorrer, infelizmente!!!!!!!!!!!!.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ministério Publico recebe as doações de alimentos

P7300765

O Encontro de Paredões que foi realizado em Jacaraú no último dia 25, teve um cunho social, onde se arrecadava alimentos, e tudo foi repassado para o Ministério Publico que irá fazer a distribuição as famílias carentes de nosso municipio. Ações dessa forma fazem toda a diferença, é a sociedade se envolvendo cada vez mais.

P7300764

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia do Fico! Marinho Mendes vai ficar em Jacaraú

O Promotor de Justiça de Jacaraú, Marinho Mendes Machado no Programa Semanal a voz do povo na Rádio Alvorada FM nesta segunda-feira (26), informou que tinha recebido um convite para trabalhar na Cidade de Alhandra mais ele afirmou que ao contrario dos boatos que correm nas ruas, dizendo que ele iria ser transferido ele vai ficar e continuar o seu trabalho que vem sendo realizado na cidade, para a alegria de muitos e tristeza de poucos, prometeu que ano que vem na política ele vai marcar forte contra compra de votos.

É, a luta continua. E bom trabalho Dr. Marinho! Que se cumpra a lei e que nas eleições de 2012 ocorra com a maior tranquilidade e que os políticos respeitem a vontade do povo.

Ovalenews com noticia de jacarau

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ministério Publico de Jacaraú recebendo doações de presentes para o dia das crianças

22092011331

Envolver a população em causas sociais e dando a oportunidade de todos participarem, com essa visão o promotor Marinho Mendes e uma equipe foram às ruas na tarde dessa quinta feira dia 22 da coleta de presentes para o dia das crianças, esta festa está sendo preparada para alcançar 2500 crianças, esse trabalho em parceria de várias instituições, MINISTÉRIO PUBLICO (Promotor de Justiça Marinho Mendes), CONSELHO TUTELAR, SECRETARIAS DE CULTURA E AÇÃO SOCIAL, PASTORAL DA CRIANÇA, IGREJA CATÓLICA, IGREJA EVANGÉLICA CASA DE ORAÇÃO E CASEP (uma ONG de Jacaraú que presta serviço social).
Com sistema de som a chamada foi feita e população atendeu, foi arrecadado mais de 1000 presentes, superando as expectativas, o evento acontece no dia 16 de outubro, com doação de brinquedo, sorvete, pipoca e parque para as crianças. Evento esse que tem o apoio total da Prefeitura de Jacaraú

22092011325

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Grupo Renascer participa do II Enconband de Jacaraú


O Grupo Renascer que tem o apoio da Promotoria de Justiça de Jacaraú esteve participando nesta sexta-feira (16) do II ENCONBAND (ENCONTRO DE BANDAS), promovido pela Prefeitura Municipal através das secretarias de Cultura e Educação onde ouve a participação de um pelotão do Exército do15° batalhão de infantaria motorizado da cidade de João Pessoa e as bandas marciais das cidades: PEDRO RÉGIS, LAGOA DE DENTRO, JOÃO PESSOA, BELÉM, LOGRADOURO, DUAS ESTRADAS, BANANEIRAS, LAGOA DE DENTRO, DONA INÊS E JACARAÚ com a Banda Marcial Marluza de Brito Pessoa.




sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Operação “Choque de Ordem” é realizada em Jacaraú, Mataraca e Pedro Régis

Promotor Marinho Mendes

O Ministério Público da Paraíba realizou, nesta quinta-feira (8), a operação “Choque de Ordem” nos municípios de Jacaraú, Mataraca e Pedro Régis. De acordo com informações do promotor de Justiça Marinho Mendes, em Jacaraú foram interditadas duas casas suspeitas de prostituição e uma em Pedro Régis.

O promotor informou ainda que, em Mataraca, foi promovida uma palestra sobre o que é permitido e proibido. “Falamos sobre a questão da caça e também que é proibido vender bebida alcoólica a embriagados, pessoas com deficiência e adolescentes e da importância de denunciar suspeitos”, disse Marinho Mendes.

Outro foco da palestra foi a colaboração com o meio ambiente. “Todos os estabelecimentos devem ter coletor de lixo e uma faxina deve ser realizada ao final de cada dia. Foi uma ação de pacificação social”, explicou o promotor.

Ele disse também que, em breve, será realizada uma fiscalização nos estabelecimentos para verificar se estão cumprindo as determinações.

A Abaladanoticia
Com Ascom

domingo, 4 de setembro de 2011

• Os reis do futebol na minha terra, se parecem com os reis de Jacaraú‏

Meus prezados leitores

Como todos já sabem, sou baiano e nasci numa cidadezinha, lá onde o vento faz a curva, chamada Presidente Dutra, muito parecida com Jacaraú, o povo é excepcional, bondoso de verdade.

No meu tempo, os times mais famosos eram: O Real de Mané Sobrinho, o Ajax de Dr. Juan, um médico paraguaio apaixonado por futebol que por ali baixou, não se sabe por qual motivo, o Botafogo de Ginú de Dominga Preta, o Flamendo do Sapecado, só para falar nos mais conhecidos.


Os jogos sempre aconteciam nos dias de domingo, no Campo do Real, saída para os Cambuís, final da Rua do Folga, onde mora maninho Bago Mole, irmão de Nondas, o maior jogador de sinuca e goleiro nas horas vagas.


O campo era cercado de avelóz e quiabento, uma planta cheia de espinhos perigosos, que entrevavam as juntas das pessoas, sejam de idosos ou de infantes, o espinho de quiabento é remoso e aleija qualquer um, porém, mesmo assim, como não tínhamos dinheiro para pagar a entrada e como com o porteiro Nilson de Martinha de Zé de Quelemente, irmão de Jânio, grande jogador, não tinha boquinha não, nos aventurávamos e reabríamos buracos nas cercas de avelóz e quiabento e caíamos dentro do Estádio do Real Futebol Clube, um poeirão de dar gosto.


Mas apesar das espinhadas de quiabento e do leite de avelóz nos braços e ás vezes no olhos, valia à pena ver Zequinha do Campo Formoso (o melhor ponta direita), Renatão (centroavante), Quinquinha de Uibaí, Oldegar, o popular Areia, grande zagueirão, Vagner do Caldeirão, os irmãos Aristóteles, Peu e Chato baterem times famosos, a exemplo do Fluminense de Irecê e Nacional de Central, era campo abarrotado.


No Ajax jogavam quase os mesmos atletas, pois Mané Sobrinho acabou o Real por certo tempo, mas me lembro muito bem dos fenômenos, ali sim eram fenômenos (desperdiçados) Zé e Wilson de Tiotista, Ratinho, esses caras simplesmente brincavam com a bola.


O Botafogo de Ginú de Dominga Preta, formava com João e Carlão de Zoró, zagueiros imbatíveis, Neguinho de Léquis, um ponta esquerda esforçado e fuçador, que dava trabalho às equipes adversárias, mas tinha Élio e Ferreti de Alcebíades, Élio habilidoso e Ferreti nem tanto, se destacava mais pela indisciplina, era brigão demais e em quase todos os espetáculos era expulso, mas levava um adversário com ele.


Os goleiros que fizeram fama em Presidente Dutra foram Lelé, dono de um estilo encantador, foi a paixão de Dr. Juan, Nenem Padeiro e Muquiado de Amália, todos arqueiros de primeira linha, que poderiam muito bem terem se profissionalizado.


Dos árbitros me recordo de Miro de Zé Nedino, meu imorredouro Professor Caiano (um abraço prá você), Gileno de Chicão, os quais, sempre incompreendidos por torcedores exaltados, às vezes eram até agredidos injustamente.


Pedro Sarninha, o meu querido Pedro Oliveira, era um show à parte, levava para o campo um alto-falante (uma boca de ferro), uma única, sem qualquer amplificador e transmitia o jogo e me lembro muito bem de um time da cidade de Lapão que tinha um goleiro cujo apelido era "Belos Olhos", mas o arqueirão não gostava de tal epíteto, contudo, mesmo assim Pedro Sarninha fazia questão de ecoar o bordão: "Sobe Belos Olhos e Segura com Firmeza" e com a derrota do Lapão, no final, "Belo Olhos" foi tirar satisfação com o nosso narrador esportivo, mas a torcida intercedeu e "Belo Olhos" quase perdia novamente.


Como lá, aqui também existem grandes equipes, a exemplo do Força Jovem, o confiança, o Boa Vista, o LG e a torcida vibra com o velho e sempre jovem esporte das multidões, o FUTEBOL.


Um abraço Presidentinos e Jacarauenses, ambos praticantes e torcedores apaixonados.