domingo, 4 de setembro de 2011

• Os reis do futebol na minha terra, se parecem com os reis de Jacaraú‏

Meus prezados leitores

Como todos já sabem, sou baiano e nasci numa cidadezinha, lá onde o vento faz a curva, chamada Presidente Dutra, muito parecida com Jacaraú, o povo é excepcional, bondoso de verdade.

No meu tempo, os times mais famosos eram: O Real de Mané Sobrinho, o Ajax de Dr. Juan, um médico paraguaio apaixonado por futebol que por ali baixou, não se sabe por qual motivo, o Botafogo de Ginú de Dominga Preta, o Flamendo do Sapecado, só para falar nos mais conhecidos.


Os jogos sempre aconteciam nos dias de domingo, no Campo do Real, saída para os Cambuís, final da Rua do Folga, onde mora maninho Bago Mole, irmão de Nondas, o maior jogador de sinuca e goleiro nas horas vagas.


O campo era cercado de avelóz e quiabento, uma planta cheia de espinhos perigosos, que entrevavam as juntas das pessoas, sejam de idosos ou de infantes, o espinho de quiabento é remoso e aleija qualquer um, porém, mesmo assim, como não tínhamos dinheiro para pagar a entrada e como com o porteiro Nilson de Martinha de Zé de Quelemente, irmão de Jânio, grande jogador, não tinha boquinha não, nos aventurávamos e reabríamos buracos nas cercas de avelóz e quiabento e caíamos dentro do Estádio do Real Futebol Clube, um poeirão de dar gosto.


Mas apesar das espinhadas de quiabento e do leite de avelóz nos braços e ás vezes no olhos, valia à pena ver Zequinha do Campo Formoso (o melhor ponta direita), Renatão (centroavante), Quinquinha de Uibaí, Oldegar, o popular Areia, grande zagueirão, Vagner do Caldeirão, os irmãos Aristóteles, Peu e Chato baterem times famosos, a exemplo do Fluminense de Irecê e Nacional de Central, era campo abarrotado.


No Ajax jogavam quase os mesmos atletas, pois Mané Sobrinho acabou o Real por certo tempo, mas me lembro muito bem dos fenômenos, ali sim eram fenômenos (desperdiçados) Zé e Wilson de Tiotista, Ratinho, esses caras simplesmente brincavam com a bola.


O Botafogo de Ginú de Dominga Preta, formava com João e Carlão de Zoró, zagueiros imbatíveis, Neguinho de Léquis, um ponta esquerda esforçado e fuçador, que dava trabalho às equipes adversárias, mas tinha Élio e Ferreti de Alcebíades, Élio habilidoso e Ferreti nem tanto, se destacava mais pela indisciplina, era brigão demais e em quase todos os espetáculos era expulso, mas levava um adversário com ele.


Os goleiros que fizeram fama em Presidente Dutra foram Lelé, dono de um estilo encantador, foi a paixão de Dr. Juan, Nenem Padeiro e Muquiado de Amália, todos arqueiros de primeira linha, que poderiam muito bem terem se profissionalizado.


Dos árbitros me recordo de Miro de Zé Nedino, meu imorredouro Professor Caiano (um abraço prá você), Gileno de Chicão, os quais, sempre incompreendidos por torcedores exaltados, às vezes eram até agredidos injustamente.


Pedro Sarninha, o meu querido Pedro Oliveira, era um show à parte, levava para o campo um alto-falante (uma boca de ferro), uma única, sem qualquer amplificador e transmitia o jogo e me lembro muito bem de um time da cidade de Lapão que tinha um goleiro cujo apelido era "Belos Olhos", mas o arqueirão não gostava de tal epíteto, contudo, mesmo assim Pedro Sarninha fazia questão de ecoar o bordão: "Sobe Belos Olhos e Segura com Firmeza" e com a derrota do Lapão, no final, "Belo Olhos" foi tirar satisfação com o nosso narrador esportivo, mas a torcida intercedeu e "Belo Olhos" quase perdia novamente.


Como lá, aqui também existem grandes equipes, a exemplo do Força Jovem, o confiança, o Boa Vista, o LG e a torcida vibra com o velho e sempre jovem esporte das multidões, o FUTEBOL.


Um abraço Presidentinos e Jacarauenses, ambos praticantes e torcedores apaixonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.