sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Em Bayeux, 13 adolescentes estão ameaçados de morte pelo tráfico de drogas


Treze adolescentes estão ameaçados de morte por traficantes no município de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, com uma população estimada em mais de 95 mil habitantes. No município localiza-se o principal aeroporto do Estado, o Castro Pinto.

Segundo o Ministério Público do Estado, esses menores são usuários de drogas. As ameaças também são dirigidas aos seus familiares. Dois deles já tiveram os pais assassinados. Alguns, de acordo com o promotor de Justiça Marinho Mendes, já traficavam para manter o vício.

Para fechar o cerco ainda mais contra o tráfico de drogas, na próxima semana será discutido o horário de fechamento de bares e ambientes que comercializam bebiba alcóolicas. O Ministério Público do Estado indificou que em vários desses locais a presença de menores é constante. Representantes da Câmara de Vereadores serão convocados para essa reunião.

O Ministério Publico coordena uma comissão formada por representantes de diversas insituições de Bayeux para resguardar a vida desses jovens. As estratégias para proteção à vida dos adolescentes foram discutidas em audiência realizada na Promotoria da Infância e da Juventude, do município, nesta quinta-feira (02).

“As famílias desses adolescentes também precisam de proteção. Em um caso, um menino conseguiu se salvar pela maré, mas a mãe foi morta”, contou o promotor Marinho Mendes. Bayeux é separado de João Pessoa pelo rio Sanhauá. A população ribeirinha sobrevive da pesca do caranguejo sá, espécie própria do mangue.

Quatro adolescentes já foram encaminhados para uma instituição cuja localização é mantida em sigilo. Os demais foram deslocados para casas de outros parentes.

A cópia do termo da audiência foi remetida para a Secretaria de Segurança e Defesa Social, por meio do delegado Everaldo, e entregue ao coronel PM Jeferson Pereira, do Comando Geral da Polícia Militar. “O termo relata toda a situação e pede garantias para a vida dessas pessoas”, explicou o promotor.

Nesta sexta-feira (03) a Prefeitura de Bayeux, através do Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), e a Promotoria de Bayeux, vão começar a fazer os estudos de caso de cada adolescente e família, para depois contatar o Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM) – um programa desenvolvido pelo Governo Federal.

Ainda foi requisitado que o Serviço de Inteligência da Polícia Militar (PM) e a Investigação Criminal da Polícia Civil (PC) façam um levantamento para identificar todos os pontos de vendas de drogas de Bayeux. O objetivo é desencadear uma grande operação para combater esse tipo de crime no município.

“O delegado Everaldo disse que instalará um Núcleo de Homicídios na cidade. Aproveitamos a ocasião e pedimos que seja instalado no Mário Andreazza e uma unidade da Polícia Solidária nesse mesmo bairro. É que no local acontecem quase metade dos homicídios de Bayeux”, acrescentou o promotor Marinho Mendes. Segundo o IBGE, no ano de 2010 residiam no Mário Andreazza 9.993 pessoas, sendo 4.831 homens e 5.162 mulheres.

Reuniões Mensais

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, do Comando Geral da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado, da Comissão de Combate à Violência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), da Prefeitura Municipal de Bayeux, da Ouvidoria da Polícia Civil do Estado, o Comandante da II Cia de Polícia Militar de Bayeux e da Câmara Municipal de Bayeux.
Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.