segunda-feira, 11 de julho de 2011

• O REINO E OS REIS DO FUTEBOL NA TERRA DA CASTANHA, DO MEL E DO BEIJU

Caros leitores

Neste momento estamos na cidade de Jacaraú - PB, uma terra fértil, rica em água, com rios, lagos e belíssimas cachoeiras, riquezas essas que enchem os olhos de quem sabe apreciar a natureza, esse mundão doado de graça a nós pelo glorioso Deus.
Amigos, agora, neste instante, estamos em Jacaraú, a capital mundial da castanha, do mel e do beiju, terra prenhe de cosias boas, que basta o beijo do arado para que nela tudo produza, para que nela em se plantando tudo dar, até as mais refinadas e raras iguarias.
Jacaraú parceiros, foi parida com afetuoso amor pela natureza, a mãe querida teve todos os cuidados, para que esta cidade nascesse bela, linda, viçosa, cheia de virtudes, de qualidades: seu nativo é ímpar, talvez por ser descendente da valente nação tupi, dos tabajaras, dos potiguaras, bravos ameríndios que eram donos disto aqui tudo, mas o branco, nós os expulsamos, os dizimamos, os matamos e o pior, sem nenhum sentimento de culpa em nossos corações duros e perversos, assim como matamos a lagoa, onde eles saciavam a sede, com cuja água alimentavam seus animais e faziam suas comidas.
Jacaraú, se fosse lá na minha terra, diríamos que é uma terra arretada de boa, a mãe natureza que a pariu, não economizou em mimos, deu-lhe até um povo maravilhoso para habitá-la, povo ordeiro, acolhedor, fino, educado, solidário, amigo, barriga cheia.
E além de tudo isto, descobri que este solo, este torrão querido também é o reinado do futebol, com seus poderosos faraós, seus heróis, suas figuras e causos pitorescos, aqui o que não faltam são boas equipes futebolísticas, umas mais ricas do que as outras e chega a ter ocasiões que me sinto como se morasse na Espanha e na Itália, onde o dinheiro é farto e o futebol a grande alegria das multidões ditas de um mundo civilizado.
Aqui se não temos o Real Madri, temos o Força Jovem de Tonho de Zuca Abreu, me parece a melhor e a mais bem estruturada de todos as equipes, além de ser o maior ganhador de títulos, inclusive, foi campeão da última Taça Alvorada e sua sede é no Sítio Lagoa de Dentro e seus Reis sãos os irmãos Antonio e Edmilson de Zuca Abreu.
Ali no Reino do Bairro São José fica entrincheirado o Confiança, comandado pelos maiorais Chiquinho e Zé Paulo, diz Gabeira, jogador expulso na decisão da taça alvorada, que é um grande time, com poucos estrangeiros.
Lá no Sítio Formosa temos o Formosa de Tonho de Doro, este é um rei poderoso, ele substitui todo mundo, mas como é também jogador e pagador das contas, não cede o lugar para ninguém, os jogadores se vingam e não lhe passam a bola, mas é Rei do Formosa e ponto final.
O Boa Vista da Fazenda de mesmo nome marca sua presença e os seus Reis são 4 Anos e Torinho, dois grandes empresários do futebol daqui de Jacaraú, não sei se já conquistou algum título, mas a esperança, segundo Torinho, é a última que morre, um dia chegaremos lá, grita 4 Anos em meio à grande torcida da fazenda..
Nos Reinos do Timbó e Novo Salvador surgem radiantes as equipes do Real Timbó e Estrelinha respectivamente, com seus comandantes Juninho e Zinho, fazem a alegria dos seus torcedroes, que não perdem uma só disputa de suas valorosas equipes.
Em Pitanguinha e Cajueiro, Valdinho e Nego Lopes não deixam por menos, são os presidentes dos times do lugar e também ostentam status de reis, iguaiszinhos a Tonho e Edmilson de Zuca Abreu, donos do poderoso Real madri, aliás, Força Jovem.
Finalmente, o Pintor da Prefeitura Jonas Lopes, também sócio de Cícero na Escolhinha Craques do Futuro, coloca em campo seu poderoso América, time da primeira Divisão de Jacaraú e para fechar, ainda desponta guerreiro e vibrante, o LG dos Imperadores Lailton e Gabeira, uma lenda de nosso futebol sênior.
Ah! finalmente não, ainda faltam os gloriosos Juventude do Macedo de Letinho e o Famengo de Salvador Gomes de Tonho de Cláudio, dois times que se não são os melhores, pelos menos representam muito bem suas comunidades.
Segundo me informaram, Gabeira e Beto Bala andam estressados e cansados, e tudo indica que vão se dedicar apenas ao LG e que os melhores atletas deste reino encantado do futebol são Maciel de Nezinho, Raquelson de Adriana e Fio de Piolho, grandes promessas do reino e o arqueiro destaque é Cláudio, do Força Jovem de Tonho de Seu Zuca Abreu.
Senhores, não estamos na Espanha, mas nesse mundo do reino do futebol também rola muito dinheiro, existem jogadores que recebem até R$ 50,00 por partida e a miudeza percebe entre R$ 10 e 20 por contenda, é a economia do futebol e tem mais, os jogadores de fora se hospedam na casa dos reis (donos das equipes), tem transporte à disposição e no final do jogo, um farto KIT é colocado ao seu dispor. É MUITA MORDOMIA, MAS AFINAL, ESTAMOS ENTRE OS REIS DO FUTEBOL NA TERRA DA CASTANHA, DO MEL E DO BEIJU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.