terça-feira, 9 de março de 2010

Promotoria de Justiça homenageia as Mulheres de Jacaraú no dia internacional da mulher.

A Promotoria de Justiça de Jacaraú, através do Promotor Marinho Mendes homenageou nesta segunda-feira (8) as mulheres de Jacaraú neste dia Internacional da Mulher.
O evento contou com a participação efetiva da Prefeita Cristina, Médicos do PSF, Enfermeiras, show com artistas da terra e das mulheres que participam do programa esporte, saúde e lazer.
Foi um dia de muita alegria, homenagem e houve vários serviços oferecidos para as mulheres: Corte de cabelo, manicure, noções de pintura, distribuição de prêmios, consultas, fornecimento do CPF,verificação de PA, e palestras realizadas pelos médicos do PSF sobre a saúde e importância de ser mulher.


segunda-feira, 1 de março de 2010

Jacaraú tô vendo, ninguém me diz

Olá seja bem vindo ao blog,
Leia esse artigo,
Jacaraú eu to vendo e conto para o mundo a sua história, como a sua colonização que teve início no final do século XIX e começo do Século XX, assim como o seu desmembramento do município pai Mamanguape ocorreu no dia 01 de fevereiro do ano de 1961 e o seu primeiro desbravador foi o Coronel Francisco Fernando Lisboa.Eu quero dizer para todo o universo que o nome Jacaraú está relacionado à palavra jacaré, uma vez que na Lagoa que fica por trás da Rua São João existiam muitos jacarés, daí o nome Jacaraú, ou terra de jacaré.
Por isto eu verbero para todos que vejo uma cidade rica, com uma grande produção de castanhas de caju, tradicionalmente fonte de renda para muitas famílias da região, agora com incremento de fábricas e produção planejada, colocando nas prateleiras de mercadinhos e supermercados o produto da terra dos jacarés, debaixo de uma temperatura média de 26º graus centigrados, nesta região da mata paraibana que se limita com o Estado do Rio Grande do Norte e os municípios de Mamanguape (32km), Curral de Cima (15km), Pedro Régis (08km) e Caiçara (19km), distando 96 km da capital João Pessoa.
Pois é nesse pedacinho do mundo, cuja localização apontei acima que estou vivendo e pretendo passar muito tempo, quem sabe até Deus me levar, que to vendo, ninguém me diz, desperdício de caju, de manga, dessa fartura que Deus nos dar de presente.Mas tô vendo que muita coisa vem mudando, e é óbvio que uma cultura errada não se muda de uma hora para outra, mas vejo avanços, percebo as pessoas mais alegres, a população saindo às praças como a dizer: “a cidade é nossa”, marginal, bandido, traficante, corruptores de menor é que devem se esconder nas locas e malocas periféricas, as ruas e as praças pertencem às pessoas de bem, então to vendo que as pessoas começam a tomar conta do que é seu.
Tô vendo que os idosos passam a defender sua autoestima e nas ruas, com muita alegria praticam ginástica, cantam e contam histórias, numa demonstração maravilhosa de que são pessoas sadias e que precisam de todo o respeito.
Tô vendo meninos em situação de risco aprendendo música com a professora de flauta Vaniclé na Escolinha do Promotor, vejo as pessoas menos arrogantes, me refiro àquelas que possuem tal vício e ainda muita alegria na cidade, com as pessoas pintando suas casas com cores lindas, mas também to vendo menos lixo com a cidade mais limpa, isto lhes garanto, to vendo, ninguém me diz.
Tô vendo e isto com muita felicidade no meu coração, que as ruas deixaram de ser agredidas com esgotos e assim se vive bem melhor, já que nossa cidade é muito boa e não merece ser chamada de suja e seus moradores de mal educados.
To vendo jovens ávidos por cultura, a exemplo de Alidemon e mais 90 meninas e meninos que ensaiam com vibração e amor belas coreografias na quadrilha junina Sanfona de Ouro, para quem tiro o chapéu.
Tô vendo os assadores, quebradores, peladores de castanhas, plantadores de mandiocas, fabricantes de beiju, todos numa procissão guiada por Deus a ecoar: “juntos com os produtores de mel, nós fazemos o desenvolvimento desta terra”, e isto senhores, eu to vendo, ninguém me diz.
Marinho Mendes Machado
Promotor de Justiça de Jacaraú
www.ovalenews.com.br